Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rádio MEC comemora 90 anos da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal

Confira programação especial deste domingo (2)

Especiais Rádio MEC

No AR em 02/05/2021 - 08:00

Uma programação especial vai tomar conta da Rádio MEC a partir das 8h de domingo (2). Para celebrar o aniversário de 90 anos da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (OSTM), a emissora leva ao ar especiais sobre a história da orquestra, relembra momentos mais marcantes e reapresenta concertos gravados pela própria Rádio.

Às 8h, o programa Caderno de Música tem uma edição especial que conta a história da OSTM e dos principais maestros ao longo de 90 anos.

Às 12h, o Plateia traz um concerto transmitido ao vivo pela Rádio MEC em 1971, com a OSTM e o bailado Ameríndio de Villa-Lobos.

O programa reúne peças emblemáticas, como Saudade da Juventude regida por Villa-Lobos, Rudá - Dio d'Amore sob regência de Mário Tavares, além de Vida Formosa, Ó Ciranda, Ó Cirandinha, A Gatinha Parda, Mando-Tiro-Tiro-La, Os Maias, Os Astecas, Os Incas, Os Marajoaras, entre outras.

Em seguida, às 15h, a Rádio MEC apresenta na íntegra a ópera A Compadecida de José Siqueira, do mesmo modo como foi transmitida ao vivo pela Rádio em 1961, com solistas, coro e a Orquestra do Theatro.

Sobre a OSTM

A Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal (OSTM) do Rio de Janeiro foi fundada no dia 2 de maio de 1931. No concerto de estreia, em setembro do mesmo ano, a OSTM contou com o tenor Tito Schipa como solista e o maestro Francisco Braga como regente.

Autor do Hino da Bandeira e criador da Sociedade de Concertos Sinfônicos, Francisco Braga selecionou os primeiros 60 músicos da OSTM e tornou-se seu primeiro maestro titular.

Atualmente, a Orquestra conta com 116 instrumentistas, sendo 81 músicos efetivos e tem o maestro Ira Levin como regente titular.

Ouça a MEC FM:

Tags:  OSTM90anos

Criado em 01/05/2021 - 12:04

Mais do programa