Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Contribuinte deve fazer o acompanhamento do processamento da declaração do Imposto de Renda

Professor Deypson Carvalho explica que o acompanhamento no e-CAC (sítio na internet da Receita Federal do Brasil) do processamento da declaração deve ser feita pelo próprio contribuinte

Especiais

No AR em 11/03/2020 - 10:04

As Rádios EBC estão fazendo um especial com as principais dicas para a declaração do Imposto de Renda 2020. No áudio, o professor Deypson Carvalho, do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), explica que, após a entrega da Declaração de Ajuste Anual da pessoa física, é recomendável que o contribuinte faça o acompanhamento do seu processamento na base de dados da Receita Federal do Brasil.

O monitoramento, que deve ser feito pelo próprio contribuinte, é realizado acessando a página inicial do site da Receita Federal do Brasil na internet, no endereço http://receita.economia.gov.br, clicando no banner “e-CAC - Centro Virtual de Atendimento”.

Na sequência, clique na opção “Acessar”, caso o contribuinte já possua o código de acesso. Na tela seguinte, serão solicitados o CPF/CNPJ, o código de acesso e a senha, se o contribuinte não possuir certificado digital.

Em seguida, acesse a opção “Meu Imposto de Renda” no menu ao lado esquerdo da tela, para conseguir visualizar o “Extrato da DIRPF” e analisar as informações.

O acompanhamento por meio do acesso ao “e-CAC - Centro Virtual de Atendimento” é importante porque permite a visualização do resultado de processamento da declaração do imposto de renda e, em caso de malha fiscal, possibilita ao contribuinte identificar as inconsistências e adotar os procedimentos corretivos antes de qualquer procedimento de ofício por parte do fisco federal.

Criado em 11/03/2020 - 10:06

Mais do programa