Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

No Dia Mundial da Poesia, ouça produções da Rádio MEC dedicadas ao gênero literário

Neste domingo (21) acompanhe narrações de poemas de diversas séries ao longo da programação, com o mote "a poesia de cada dia"

Especiais Rádio MEC

No AR em 21/03/2021 - 00:01

A poesia sempre esteve presente na programação da Rádio MEC. Seja em séries inteiramente dedicadas a esse gênero ou em inúmeros interprogramas já produzidos.

Na história de nossa emissora há produtores emblemáticos para o rádio brasileiro que atuaram pela divulgação da poesia, como Maria Muniz - apelidada de Sherazade do Rádio - que criou o programa Poesia necessária, no qual selecionava e apresentava grandes poetas nacionais e estrangeiros.

O poeta Geir Campos na década de 1950 dava voz a poetas amadores em seu Poesia Viva. Na década de 1970, Haroldo Bruno de Oliveira fez, para o projeto Minerva, a série Antologia dos poetas brasileiros.

E no final da década de 1970 a escritora e professora Nísia Nóbrega recebia pesquisadores e poetas para falar sobre poesia em seu Poesia do princípio ao fim.

Contemporânea do programa Poesia do princípio ao fim, a série Presença, produzida por Iris de Carvalho, apresentava poesias e poetas de forma lírica, como nesse programa em homenagem a Manuel Bandeira.

Na década de 1980 a poesia foi tema de muitos programas. Regina Menegas produziu Poesia no Brasil: sua história e desenvolvimento; Floriano Faissal e Paulo Salgado fizeram Poesia Brasileira ontem e hoje; e Celina Ferreira produziu Recital de Poesia.

Em 1988 o programa Prosiverso, de Delminda Jácomo e Ana Miranda, destacava romancista, contistas e também poetas. 

Dos poetas consagrados aos poetas amadores: na década de 1990, concursos de poesia e clubes dedicados ao gênero tiveram voz e espaço na série Poesia no Ar.

A poesia falada é, claro, sonora por natureza, mas o gênero poesia sonora é um ramo da assim chamada arte sonora, um dos temas do múltiplo Rádio Mirabilis, produzido por Lilian Zaremba.

A poesia também esteve presente na Rádio MEC em programas como Conversa com o autor, e está presente no quadro Momento Literário, de Katy Navarro. 

Nossas emissoras também veiculam muita poesia nos interprogramas. Ouça abaixo alguns exemplos desses especiais com poesias, produzidos em várias décadas, nas vozes de Geraldo Carneiro, Paulo César Peréio e Paulo Autran, Nídia Ferreira, Luiz Octávio Moraes e André Pessoa. 

Belas palavras, de 1992

Clip Poesia, de 1993 

Falando com verso, produzido em 2005 e veiculado até hoje;

Cena poética, produzido em 2015

O som da palavra, prodizido em 2015

100 anos de João Cabral de Melo Neto, veiculado em 2020

Tags:  Poesia

Criado em 17/03/2021 - 16:57 - Episódio A poesia de cada dia - séries poéticas da Rádio MEC no Dia Mundial da Poesia

Mais do programa