Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tocantins se prepara para receber Jogos Mundiais Indígenas

Secretarias de Saúde do estado preparam Plano Operativo para receber

Em entrevista ao programa Falando Francamente, da Rádio Nacional da Amazônia, a técnica em Responsabilidade na Saúde do Vigilante e Eventos em Massa Juliana Alves Ferreira fala sobre os Jogos Mundiais Indígenas, que acontecem em Palmas, no Tocantins, de 23 de outubro a 3 de novembro.

 

Segundo Juliana Alves, o evento está sendo aguardado com muita ansiedade e preparação. As Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, a Secretaria Extraordinária do Jogos Mundiais Indígenas do Tocantins, com orientação do Ministério da Saúde, preparam o Plano Operativo para os jogos.

 

Ouça outras edições do Falando Francamente

 

A técnica explicou a necessidade do plano por se tratar de um evento de massa. Ela contou que o  Ministério da Saúde mandou uma check-list para os organizadores do evento, em Palmas, para que passassem informações sobre os mais de 2 mil participantes, que virão de trinta países, com o objetivo de atender a todos de acordo com suas culturas, em termos de saúde.

 

Entre as ações, está a montagem de uma estrutura de atendimento de saúde dentro das Ocaras (vilas), como as etnias estão acostumadas. Também foi pedida pelos indígenas a presença de um Atachê, responsável pela comunicação entre os organizadores e as etnias que não falam português.

 

Os atletas chegam três dias antes no estado para uma conferência entre as tribos. Por isso, Juliana Alves destacou que o plano foi avaliado no mês passado e chegou-se à conclusão de que Palmas está muito bem preparada para o evento.

 

Confira a íntegra da entrevista no player acima!

 

O programa Falando Francamente vai ao ar na Rádio Nacional da Amazônia, de segunda a sexta, das 15h às 16h, com apresentação de Artemisa Azevedo.



Criado em 10/07/2015 - 14:28 e atualizado em 10/07/2015 - 10:38