Neste domingo (11), a Rádio Nacional estreia a nova temporada do programa Festa do Disco. Para abrir os trabalhos, o álbum em destaque é o atemporal "Elis e Tom", de 1974, um marco da nossa música. O convidado especial é o guitarrista Hélio Delmiro, um dos músicos que participou da gravação icônica que reuniu a maior cantora e o maior compositor do Brasil da época.
Em 1974, Elis Regina era um sucesso popular, mas estava com sua imagem arranhada por causa da sua apresentação nas Olimpíadas do Exército dois anos antes. Tom Jobim, por sua vez, tinha prestígio, mas se sentia abandonado pelo público brasileiro. Vivia em Los Angeles, em um autoexílio.
Nesse ano, 1974, Elis comemorava dez anos de contrato com a Philips, e a gravadora decidiu dar um presente à sua estrela: um grande disco com um parceiro de peso que pudesse imprimir prestígio à carreira de Elis. Surge então a ideia de unir a maior cantora e o maior compositor do Brasil à época: Elis e Tom.

Acompanhada do seu marido, o pianista e arranjador César Camargo Mariano, e de sua banda, Elis desembarcou em Los Angeles para gravar com Tom Jobim um disco dedicado ao repertório do maestro. Ao longo do processo, aconteceram algumas desavenças artísticas, e o motivo principal girou em torno de César Camargo Mariano, responsável pelos arranjos do álbum, que era visto com total desconfiança por Tom. No entanto, o resultado final do disco, quando a música supera as divergências e tensões, é um disco esplendoroso!
Para ouvir as canções de "Elis e Tom" e a entrevista com o guitarrista Hélio Delmiro, clique no player acima.