Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça a história da estreia fonográfica de Clementina de Jesus

Festa do Disco

No AR em 15/06/2025 - 20:00

O Festa do Disco deste domingo (15) celebra a força ancestral de Clementina de Jesus e seu disco de estreia, lançado em 1966 e intitulado com o nome da cantora. Para conversar sobre o álbum e sobre Clementina de Jesus,  Cibele Tenório recebe duas das autoras de "Quelé, a voz da cor: Biografia de Clementina de Jesus": as jornalistas Janaina Marquesini e Luana Costa. 

Após anos trabalhando de maneira muito honrada como empregada doméstica, Clementina teve um encontro que mudou sua vida: o poeta, produtor musical e compositor Hermínio Belo de Carvalho ouviu sua voz grave e rouca. Ele percebeu que ali havia um verdadeiro tesouro, não só pelo timbre único, diferente das famosas "divas do rádio" das primeiras décadas do século XX, mas principalmente porque Clementina trazia em sua bagagem pessoal um enorme repertório de músicas afro-brasileiras tradicionais. Essas canções foram aprendidas por ela ainda na infância, em Valença, sua cidade natal, no Rio de Janeiro.

Em 1966, Clementina entrava no estúdio para gravar seu primeiro álbum solo, "Clementina de Jesus". Lançado quando a cantora tinha 65 anos, o disco conta com a participação de diversos músicos e é composto por dez faixas que evidenciam o repertório diversificado de Clementina. Ela transita do jongo, com "Cangoma me chamou", ao partido-alto na faixa "Barracão é seu", em dueto com João da Gente, um dos baluartes da escola de samba Portela.


Ouça o programa clicando no player acima!

Criado em 15/06/2025 - 20:00

Mais do programa