Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Harmonia revela as trajetórias de Carl Nielsen e Otto Nicolai

Conheça mais sobre os compositores nessa edição do programa

Harmonia

No AR em 08/09/2020 - 19:35

O Harmonia de hoje é dedicado aos compositores Carl Nielsen, nascido em 1865, e Carl Otto Nicolai, nascido em 1810. Iniciamos com a biografia de Carl Nielsen, compositor que nasceu em 1865, na zona rural da ilha de Funen, na Dinamarca.

Ouça, a partir das 20h, no player abaixo:

Nascido em uma família pobre, Nielsen estudou primeiro com seu pai, um pintor de profissão e que dividia seu tempo com a música. No ano de 1883, em Copenhagen, seu compositor e amigo, Niels Gade, levou-o ao conservatório da cidade, onde estudou violino e teoria.

Em 1889, Nielsen entrou para a orquestra de Copenhagen e, a partir da década seguinte, compôs abundantemente.

Sua obra complexa e moderna, tornou Nielsen a figura musical mais influente da Dinamarca, e suas sinfonias e seus três concertos fazem parte do repertório de concerto das orquestras de todo o mundo.

Compositor, regente e fundador da Filarmônica de Viena, em 1840, Otto Nicolai, por vários anos, se dedicou a catalogar e executar as obras clássicas do passado. Embora autor de outros sucessos, ele é conhecido mesmo por sua versão operística da comédia de Shakespeare As Alegres Comadres de Windsor, considerada sua obra mais importante.

Composta em 1849, estreou com sucesso na Ópera de Berlim, onde o compositor nessa época, trabalhava como Kapelmeister. Desde a estreia, as alegres Comadres de Windsor se mantém nos programas das Casas de Ópera, e é uma das poucas jóias cômicas da Ópera Alemã. 
 

Criado em 08/09/2020 - 19:35

Mais do programa