Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Harmonia homenageia Max Reger, que faleceu em 11 de maio de 1916

Reger atuou como concertista de piano, professor no Conservatório de Leipzig e Diretor Musical na Igreja da Universidade de Leipzig.

Harmonia

No AR em 11/05/2021 - 20:00

O Harmonia desta terça-feira (11) homenageia o compositor, pianista, organista, maestro e professor alemão Max Reger, falecido em 11 de maio de 1916. Reger atuou como concertista de piano, professor no Conservatório de Leipzig e Diretor Musical na Igreja da Universidade de Leipzig.

Nascido na Baviera, ele compôs principalmente canções alemãs, os lieder, música coral, música de câmara e obras para piano e órgão, que ele próprio interpretava. Mais tarde, escreveu também composições orquestrais como o Concerto em Estilo Antigo, obra que iremos ouvir agora no Harmonia. //

O Harmonia também comemora a estreia da peça "Central Park in the Dark", do compositor Charles Ives que aconteceu em 1946, quase quarenta anos depois de escrita. Esta peça foi apresentada junto a outra, "A pergunta sem Resposta", ambas escritas em 1908 por Charles Ives, e só reveladas ao público muito mais tarde, como acontecia com outras obras do compositor. 

Ambas as peças de Ives foram colocadas juntas, como parte de Duas Contemplações, e foram apresentadas pela primeira vez, em Nova York, há 75 anos, em 11 de maio de 1946 pelos alunos da orquestra de câmara da Escola Julliard.

Trajetória de Reger 

Assim como Brahms, Reger escreveu duas sonatas para clarinete, explorando os tons suaves e românticos do instrumento.  Foram justamente as sonatas de Brahms para clarinete que inspiraram Reger a escrever peças que se ajustavamm ao seu estilo altamente elaborado de compor. No caso de Reger, as duas sonatas opus 49, escritas em 1900, seguem o estilo de Brahms, embora Reger dê um tratamento diferente à melodia e adote um fraseado mais amplo no clarinete
    

Criado em 11/05/2021 - 18:50

Mais do programa