Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Harmonia destaca a obra de Wilhelm Friedman Bach

Filho de Johann Sebastian Bach, o compositor foi conhecido como organista virtuoso com grande capacidade de improvisar e antecipou elementos do período romântico

Harmonia

No AR em 22/11/2021 - 16:40

O programa desta segunda-feira (22) destaca o compositor alemão Wilhelm Friedman Bach, o filho mais velho de Johann Sebastian Bach,e que nasceu em 22 de novembro de 1710, em Weimar. 

Friedman Bach recebeu a formação musical do pai que escreveu para ele o Klavier Buchklein, um livro de estudo de lado que o ajudou muito em sua  carreira de compositor, organista, cravista e professor.  

Wilhelm Friedemann Bach, compositor alemão
Wilhelm Friedemann Bach, compositor alemão (Imagem: Domínio Público)

Wilhelm Friedman Bach foi muito apreciado em vida como organista virtuoso e por sua capacidade de improvisar. 

As características de sua obra antecipam o que viria no Período Romântico, e Friedman Bach teve influência da música barroca do pai e do estilo novo que surgia o galant, ou rococó. 

Wilhelm Friedman Bach deixou boa quantidade de música sacra, sinfonias, concertos e peças para lado, além de música de câmera de excelente qualidade. 

Wilhelm Friedman Bach ficou conhecido como o Bach de Halle, (rále) cidade alemã onde o compositor se estabeleceu, mas, sua vida em Halle não foi nada fácil. 

Os conflitos de Friedman Bach com seus superiores fizeram com que ele tentasse coações em outras cidades, sem sucesso. 

Em 1764, o compositor pediu demissão do emprego sem ter nada em vista passando a ser um músico itinerante, sobrevivendo principalmente como professor de lado. 

Na década de 1770, Wilhelm Friedman Bach melhorou ao entrar para a Corte da Prússia, mas o sucesso durou pouco e o compositor veio a falecer pobre e endividado. 

Um músico dotado de grande talento, apreciado como organista virtuoso, e como compositor criativo, Wilhelm Friedman Bach herdou o talento do pai, escrevendo peças apaixonadas na melodia, na harmonia e no rimo.

Ouça a MEC FM:

Harmonia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h, na MEC FM.

Criado em 22/11/2021 - 16:40

Mais do programa