Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Harmonia apresenta Concerto para Violino de Schumann

Outros destaques são a Introdução, Polonaise e Coro final, da ópera Uma Vida para o Czar, de Mikhail Glinka, e a Rapsódia para Piano, de Joaquin Turina

Harmonia

No AR em 09/12/2021 - 19:18

No programa desta quinta-feira (9), vamos ouvir o Concerto para Violino de Schumann, a Introdução, Polonaise e Coro final, da ópera Uma Vida para o Czar, de Mikhail Glinka, e a Rapsódia para Piano, de Joaquin Turina. 

O Concerto para Violino em ré menor, de Schumann, foi escrito em 1853, em Dusselforf, para o violinista Joseph Joachim, que nunca o interpretou, e guardou a obra na Biblioa de Berlim após a morte de Schumann, em um sanatório de Bonn. 

Concerto MEC
Robert Schumann (Imagem:Domínio Público)

Para o violinista Joachim, a melodia do Concerto para Violino era mórbida e fruto da loucura do compositor. 

O manuscrito só foi encontrado oitenta anos depois na Biblioa de Berlim, em 1933 

O mês de dezembro celebra a primeira apresentação do Concerto para Violino de Schumann, em solo norte-americano, pelo violinista Yehudi Menuhin, em 1937, no Carnegie Hall de Nova York.  

O segundo destaque de hoje é a estreia da ópera Uma Vida para o Czar, de Mikhail Glinka, em 1836. 

Glinka é considerado o pai da música russa e suas composições influenciaram vários músicos russos como os membros do Grupo dos Cinco. 

A história da ópera Uma Vida para o Czar, de Mikhail Glinka, se passa durante a guerra russo-polonesa em 1635, e obteve sucesso triunfal. 

Os coros e danças, autenticamente populares, e o patriotismo do libreto marcam o início de um estilo musical genuinamente russo.

Ouça a MEC FM no player:

Criado em 09/12/2021 - 19:18

Mais do programa