Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira a Afro-Peruvian Jazz Orchestra no Jazz Livre!

A Afro-Peruvian Jazz Orchestra é um grupo formado por vinte integrantes, criado por Anibal Seminario e Lorenzo Ferrero, ambos compositores e instrumentistas peruanos

Jazz Livre!

No AR em 03/12/2021 - 21:00

Neste programa você vai conhecer um pouco sobre o Jazz afro-peruano. Epara falar sobre essa mistura jazzística com influências andinas, da África Ocidental e da Espanha, nós escolhemos um grupo que teve seu lançamento de 2020 indicado para o Grammy de Melhor Álbum de Jazz Latino.

O destaque deste Jazz Livre! é a Afro-Peruvian Jazz Orchestra.

O Jazz e a música afro-peruana, tiveram um desenvolvimento histórico singular, cada estilo com sua própria malha de influências culturais.

Com a tecnologia moderna e o influxo de novos ideais cosmopolitas, ocorreu a fusão desses dois mundos.

Uma das características que distingue o Jazz afro-peruano são os elementos percussivos, como o "cajón" peruano.

O instrumento evoluiu das caixas de transporte e outras caixas usadas por escravos da África Ocidental no lugar dos tambores que foram tirados deles.

Há também a "cajita", que se toca com uma espécie de baqueta em todas as suas superfícies externas, mas também abrindo e fechando sua tampa articulada.

E a "quijada" de burro é uma literalmente uma mandíbula do animal, usada como chocalho e com uma baqueta esfregada nos dentes para fazer um som "áspero".

Confira o  Jazz Livre! sobre a Afro-Peruvian Jazz Orchestra no player acima.


 

Criado em 03/12/2021 - 21:00

Mais do programa