Ele é dono de um swing carismático, de uma harmonia colorida e de uma persistente proposição de surpresas em seus temas.
Foi um dos músicos mais admirados pelo grande Miles Davis.
Compositor, líder de formação e instrumentista de exceção.
Este Jazz Livre de hoje traz a obra do pianista Ahmad Jamal.
Batizado com o nome de Frederick Russel Jones, ele nasceu em Pitsburg, na Pensilvânia, em 1930.
Em uma de suas viagens, mais precisamente para a cidade de Detroit, o então jovem pianista tomou contato com a grande comunidade islâmica da cidade.
Filho de uma família de cristãos batistas, ele converteu-se ao islã aos vinte anos de idade, em 1950.
Durante uma entrevista, disse ao New York times que a mudança de nome para Ahmad Jamal representava o desejo de “restabelecer seu nome original”.
Seus primeiros discos começaram a sair em 1952.
Na liderança de um trio, seu trabalho foi pouco a pouco ganhando o centro da cena do Jazz americano.
Sua música é caracterizada por uma abordagem única.
Toque leve, clássico, com espaços e fraseado minimalista.
Suas concepções são plenas de sutilezas e surpresas.
E um de seus pés está no blues.
Um disco, resultado de um registro ao vivo, é exemplo fundamental das ideias sonoras do pianista.
Ao lado do baixista Israel Crosby e do baterista Vernel Fournier, Jamal realizou uma série de apresentações em Washington, no ano de 1958.
Do registro dessas sessões veio o álbum “Ahmad’s Blues”, lançado no mesmo ano.