Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Amazônia pode registrar seca histórica em 2016

O agravamento da falta de chuva é provocado pelo El Niño, fenômeno

Este ano a seca na região amazônica pode bater recorde histórico. A conclusão é de pesquisadores da Agência Espacial Americana (Nasa). A estiagem em 2016 deve ser ainda mais severa do que a seca registrada na Amazônia nos anos de 2005 e 2010.

 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou, nos últimos dois anos, chuvas abaixo do normal em quase todo os estados brasileiros, em especial na região amazônica.

 

O agravamento da falta de chuva é provocado pelo El Niño, fenômeno climático que causa o aquecimento das águas da superfície do Oceano Pacífico. Com isso, a Amazônia está com menos umidade e as árvores se tornam mais vulneráveis às queimadas.

 

Na região amazônica as precipitações da estação chuvosa, verificadas no último trimestre de 2015, diminuíram cerca de 50% comparadas a média normal. Esse cenário, de tamanha intensidade de redução das chuvas, não era registrado desde 2002.

 


Também são destaques do Jornal da Amazônia 1ª Edição desta sexta-feira (2): Justiça anula acordo entre Eletrobrás e empreiteiras para estudos em Belo Monte; Tocha Paralímpica percorre a cidade de Belém nesta sexta-feira.

 

O Jornal da Amazônia 1ª Edição vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação.



Criado em 02/09/2016 - 01:07 e atualizado em 02/09/2016 - 19:19