Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mercado no Acre troca material reciclável por alimentos

Comércio ecológico despertou na comunidade a consciência ambiental

No AR em 02/06/2017 - 12:20

Imagine um mercado em que você pode trocar uma garrafa pet por uma fruta. Desde abril deste ano isso é possível em Marechal Thaumaturgo, no Acre. Por lá, os moradores já viraram fãs do Troc-Troc – o comércio ecológico que, além de colocar mais variedade no prato, também despertou na comunidade a consciência ambiental.

Funciona assim: cada quilo de material reciclável vale cinquenta centavos em compras. Caso o cliente traga os resíduos limpos e amassados, ele tem um acréscimo de 20% no valor final do peso.

Um dos coordenadores do projeto, Benki Piyãko, conta que a ideia amadureceu a partir de projetos ecológicos que já eram desenvolvidos pelos índios Ashaninka na região, como o reflorestamento de áreas degradadas no Juruá. A iniciativa ganhou força com a parceria da Fundação Belga House of Indians.

Após o material ser trocado por alimentos, é então enviado para DUAS empresas de reciclagem em Rio Branco. Mas a longo prazo a ideia é de que este processo seja feito na própria cidade.

A iniciativa começou a partir de recursos dos próprios idealizadores, mas o gerente do mercado, Edson Gomes, explica que o troc-troc já começou a se autofinanciar.

Confira outros destaques do Jornal da Amazônia - 2ª edição:

- Indígenas venezuelanos são levados para abrigo em Manaus

- Poluição compromete qualidade da água na faixa litorânea de São Luís

Ouça pelo player acima.

Criado em 02/06/2017 - 14:05

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique