Nascido em Recife em 1990, Martins é uma das boas revelações da Música Brasileira atual e a sua trajetória musical teve início nas tradições folclóricas pernambucanas, tendo influência direta dos repentistas, da poesia e da viola regional. Aos dezoito anos de idade começou a tocar Rabeca e, antes de lançar-se em carreira solo, Martins participou de bandas e grupos musicais, entre elas a banda Sagarana.
Em 2019, marca sua trajetória em carreira solo com o álbum homônimo "Martins", que contou com onze faixas autorais, ganhando maior visibilidade no mercado musical do país. Em 2023 lançou o seu segundo álbum, com o título "Interessante e obsceno". O trabalho acabou recebendo boa aceitação da crítica musical especializada.
Como compositor, Martins já teve suas composições gravadas por artistas musicais de renome, tais como: Daniela Mercury, Simone, Margareth Menezes e Ney Matogrosso.
Playlist:
1. Chegança - Antônio Nóbrega (Antônio Nóbrega)
2. Mestre Ambrósio – Pé de Calçada (Siba)
3. Antes dos Mouros – Cordel do Fogo Encantado (Lirinha e Clayton Barros)
4. Arrebol – Dominguinhos (Anastácia e Dominguinhos)
5. Livros – Caetano Veloso
6. Íris – Alceu Valença (Alceu Valença)
7. Karma Sutra – Juliano Holanda (Juliano Holanda)
8. Ciclone - PC Silva (PC Silva)
9. Totonho e Os Cabras – Minha Gatinha Não (Totonho)
10. Assum Preto – Luiz Gonzaga (Luiz Gonzaga)
O Memória Musical vai ao ar aos domingos, às 13h, na Rádio Nacional FM de Brasília, São Luís, Recife e São Paulo, além da Rádio Nacional de Brasília AM, Rádio Nacional do Alto Solimões FM e Rádio Nacional da Amazônia Ondas Curtas. Reprise às terças, 22h, nas rádios Nacional FM. Produção e apresentação de Mario Sartorello.