Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O Peru de Natal, de Mário de Andrade, encerra a temporada dedicada à radiodramaturgia no Memória Rádio MEC

A adaptações do conto de Mário de Andrade foi realizada pelo Núcleo de Rádiodramaturgia EBC para a série Contos no Rádio

Memória Rádio MEC 100 anos

No AR em 19/12/2019 - 23:30

Este Memória Rádio MEC encerra a temporada 2019 de nosso programa.

Nessa temporada privilegiamos as séries dedicadas à radiodramaturgia – foram 35 programas ao longo do ano que mostraram edições de séries exclusivamente dramatúrgicas: como a célebre Teatro Sérgio Viotti ou a recente Contos no Rádio, e também séries educativas que lançavam mão de radiodramaturgia: nesse caso estão A Repórter da História; Merece ser lido em voz alta e Cenário Brasileiro.

Tivemos também edições com ganhadores do prêmio Roquette-Pinto que contemplou radiodramas inéditos; e edições dedicadas á uma montagem excepcional da peça de  Nelson Rodrigues, Vestido de Noiva, produzida e veiculada na década de 1990.

Neste programa trazemos uma adaptação da série Contos no Rádio, a mais recente produção de radiodramaturgia de nossa emissora, que foi ao ar entre os anos 2010 e 2015, apresentando dramatizações e adaptações de textos de autores clássicos e contemporâneos, brasileiros e estrangeiros.

Ouviremos a adaptação do conto O perú de Natal, de Mário de Andrade. Este conto, publicado em 1942, apresenta um narrador-personagem que se vê diante da possibilidade de superar o rigor da figura paterna reinventando a ceia de natal da família. A morte do patriarca, ocorrida cinco meses antes do natal, permite que o personagem do conto sonhe com o luxo de ter um peru na ceia de natal no lugar das secas castanhas e nozes costumeiras.

Memória Rádio MEC vai ao ar na quinta-feira, às 23h30, na Rádio MEC Rio e na sexta-feira, à 0h, na Rádio MEC FM.

 

Criado em 10/12/2019 - 15:41 - Episódio Ó Peru de Natal - Mário de Andrade - Contos no Rádio

Mais do programa