Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Designer Cristiane Dias destaca protagonismo social de Niède Guidon

Arqueóloga franco-brasileira, falecida no último dia 4, impulsionou a fábrica de cerâmicas da Serra da Capivara, promovendo geração de renda e desenvolvimento sustentável no Piauí

Mosaico

No AR em 16/06/2025 - 15:48

Uma das maiores cientistas brasileiras e referência mundial, a arqueóloga Niède Guidon faleceu no último dia 4, aos 92 anos, no Piauí. Suas descobertas no sudeste do estado mudaram o entendimento sobre o povoamento das Américas, e levaram à criação do Parque Nacional da Serra da Capivara e do Museu do Homem Americano.

A área tem a maior concentração de sítios pré-históricos das Américas e a maior quantidade de pinturas rupestres do mundo. Ganhou o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1991.

Mas o legado de Niède vai muito além da ciência. Nesta edição do Mosaico, a designer e ceramista Cristiane Dias conta como a fábrica de cerâmicas da Serra da Capivara, impulsionada pela arqueóloga, conseguiu aliar desenvolvimento sustentável à geração de renda para os moradores da região.

Cristiane é diretora da Raruti Comunicação e Design, e criadora da linha de cerâmicas "Rupestra", que foi produzida pelos artesãos piauienses e comercializada nacionalmente por mais de duas décadas pela rede Tok Stok. Segundo ela, a ideia original era homenagear os povos primitivos que habitaram o sertão do Piauí há quase 50 mil anos. A fábrica da Serra da Capivara segue em pleno funcionamento, perpetuando o legado social de Niède Guidon.

A trilha sonora da entrevista fica por conta da Banda de Pífanos Caju Pinga Fogo, de Teresina.

Criado em 16/06/2025 - 18:07

Mais do programa