Imagine como seria uma viagem musical, de barco, saindo da Ilha do Marajó, no Pará, até a Ilha de Itaparica, na Bahia, com escala em Recife, capital de Pernambuco? Pelo caminho das águas, a embarcação vai cruzando com todo tipo de gente, com ritmos variados...
A tripulação é tarimbada: já navegou por mares, rios, igarapés; em catraias e saveiros, de noite e de dia... sempre em busca da melhor música, pelos quatro cantos do país. Essa jornada sonora é o fio condutor do álbum “Estado de Espírito”, parceria dos guitarristas Manoel Cordeiro e Roberto Barreto (Baiana System), e do baterista e produtor Pupillo.
Lançado em 2024 pelo selo Máquina de Louco, o disco é finalista na categoria "Lançamento de Instrumental" do Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira. A cerimônia de premiação ocorre nesta quarta-feira (4), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
As oito faixas autorais tiveram mixagem do consagrado produtor Mario Caldato Jr., que já trabalhou com Beastie Boys e Marisa Monte. Entre os músicos convidados estão Alberto Continentino, Kassin e SekoBass no comando dos graves, Nilton Amorim no sax tenor e Dougbone no trombone.
Confira o Mosaico Especial com as faixas de "Estado de Espírito" e uma entrevista que a apresentadora Ana Pimenta gravou com Roberto Barreto sobre o processo de produção do álbum.