Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira um Especial do Dia Internacional da Mulher, no Música e Músicos do Brasil

O programa traz obras de algumas das principais compositoras brasileiras de concerto

Música e Músicos do Brasil

No AR em 06/03/2020 - 15:17

O Música e Músicos do Brasil deste domingo (08), em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, traz uma seleção de obras de algumas das mais importantes compositoras do nosso país. 

Apesar de, muitas vezes, não terem recebido o devido reconhecimento, as mulheres compositoras produziram peças de altíssima qualidade nos últimos séculos, desde o período barroco até os dias atuais. É o caso da monja medieval Hildegarda de Bingen, a compositoras barrocas Isabela Leonarda e Francesca Caccini, seguidas de Anna Amalia Vonn Preussen, Clara Schumann, Fanny Mendelssohn, entre tantas outras.  

E muitas mulheres brasileiras também conseguiram superar os obstáculos sociais, contribuindo para a divulgação de uma música de concerto de excelência.O programa traz obras de algumas dessas grandes compositoras, com destaque para Chiquinha Gonzaga, que nasceu no Rio de Janeiro em 1847, e é considerada um marco da composição feminina no Brasil. 

Autora de obras imortais, como Corta-Jaca e Lua Branca, ela foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil, a primeira pianista a tocar Choro, e a compositora da primeira marchinha carnavalesca brasileira, “Ó abre alas”. 

Já no século XX, após a pioneira Chiquinha Gonzaga, outras grandes compositoras chamaram a atenção no meio clássico no nosso país, como é o caso de Eunice Katunda, Cirlei de Hollanda, Esther Scliar, Vania Dantas Leite, Jocy de Oliveira e  Marisa Rezende.

O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC.

Criado em 06/03/2020 - 15:17

Mais do programa