Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Compositores do Cinema Brasileiro estão no Música e Músicos do Brasil

O programa deste domingo (21), faz uma homenagem ao Dia do Cinema Brasileiro e destaca alguns dos mais importantes compositores de música incidental do país

Música e Músicos do Brasil

No AR em 21/06/2020 - 19:00

O Dia do Cinema Brasileiro é comemorado anualmente em 19 de junho, data em que o primeiro cineasta e diretor do nosso país (o ítalo-brasileiro Afonso Segreto) registrou as primeiras imagens em movimento no Brasil, no ano de 1898. Desde então, o cinema brasileiro se desenvolveu com uma linguagem bastante própria e contou com a colaboração de grandes compositores. Um dos primeiros e mais importantes deles foi Heitor Villa-Lobos, autor de uma série de suítes intitulada “Descobrimento do Brasil”, escrita, em partes, para o filme homônimo de Humberto Mauro.

E a partir do Cinema de Retomada, muitos compositores se destacaram no audiovisual brasileiro. E um dos principais nomes é Antônio Alves Pinto. Filho do cartunista Ziraldo, Alves Pinto já estagiou com o compositor minimalista Phillip Glass, e trabalha constantemente em filmes nacionais e estrangeiros. Entre as suas principais composições destacam-se as escritas para os filmes “Cidade de Deus”, do diretor Fernando Meirelles, e “Central do Brasil”, de Walter Salles.

Outro grande nome da música para o cinema brasileiro é o versátil compositor e multi-instrumentista André Abujamra. Com grandes influências do rock, André é responsável por grandes trilhas do cinema nacional, com destaque para o premiado filme “Carandiru”, Hector Babenco.

E não podemos deixar de citar sobre a incrível parceria entre o diretor José Padilha e o compositor Pedro Bromfman. Os dois já atuaram juntos em grandes produções nacionais e internacionais, como Robocop e os filmes Tropa de Elite 1 e 2. A lista de compositores brasileiros de trilha sonora possui ainda nomes como David Tygel, Heitor Pereira, Fernando Salem, Marcelo Zarvos, Tim Rescala, Alexandre Guerra, entre tantos outros.

Conheça um pouco mais no Música e Músicos do Brasil, que vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC.

Criado em 19/06/2020 - 20:49

Mais do programa