Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira homenagem a Benito Juarez, no Música e Músicos do Brasil

Programa relembra um pouco da trajetória deste grande nome da regência no Brasil

Música e Músicos do Brasil

No AR em 09/08/2020 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil deste domingo (9) faz uma pequena homenagem ao grande maestro brasileiro Benito Juarez, que faleceu no último dia 3 de agosto, aos 86 anos de idade.

Nascido em Januária, Minas Gerais, em 17 de novembro de 1933, Benito Juarez foi o criador do Coral da USP e da Banda Sinfônica do Exército. Mas foi com a Sinfônica Municipal de Campinas, onde atuou por 25 anos como regente e diretor artístico, que Juarez se consolidou como um dos mais importantes maestros do Brasil. Inclusive a grande popularidade que esta orquestra possui hoje em dia se deve, principalmente, ao incrível trabalho que Juarez realizou e que foi seguido pelos maestros que vieram depois. 

O prestígio de Benito Juarez, que recebeu ao longo da vida diversos prêmios e condecorações, também se estendeu para questões sociais e políticas: ele esteve à frente do concerto musical realizado em 1984, em Campinas, em favor do movimento “Diretas Já”. A sua importância para a vida política e cultural de Campinas foi tão grande que, em virtude do seu falecimento, foi decretado luto oficial de três dias na cidade. 

No programa, confira algumas gravações de Benito Juarez à frente de dois importantes grupos criados por ele: o Coral da USP e a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.

O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h, na MEC FM.

Tags:  Benito Juarez

Criado em 07/08/2020 - 15:12

Mais do programa