Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça o álbum “Cláudio Santoro - Obra Completa para Violino e Piano”

O programa traz também o CD “Beethoven: Duets”, gravado por Claudio Cruz e Raiff Dantas Barreto.

Música e Músicos do Brasil

No AR em 28/03/2021 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil deste domingo (28) apresenta os álbuns Beethoven: Duets e Cláudio Santoro - Obra Completa para Violino e Piano, ambos lançados em dezembro de 2020. 

Recentemente, o Música e Músicos do Brasil contou com a participação do instrumentista Claudio Cruz, que falou sobre um dos seus trabalhos mais atuais: o álbum Villa-Lobos: Trios, lançado em janeiro de 2021. Este violinista, que já recebeu importantes prêmios - como o da Associação Paulista de Críticos de Artes, o Prêmio Carlos Gomes e o Grammy Awards), tem sido um dos músicos mais atuantes durante este difícil período da pandemia, realizando concertos online e diversos lançamentos.

Em 2020, comemoração aos 250 anos de Beethoven, Claudio Cruz se reuniu com o também renomado violoncelista Raiff Dantas Barreto, para gravar e lançar o álbum Beethoven: Duets, com duas obras-primas do compositor alemão: os duetos WoO 27 e Eyeglasses WoO 32.

Além deste álbum, também foi lançado, em dezembro de 2020, o CD duplo Claudio Santoro - Obra Completa para Violino e Piano.  Como o nome já diz, o álbum traz toda a produção de Claudio Santoro para esta formação instrumental, desde a sua primeira obra, Sicilienne, escrita em 1937 (quando Santoro tinha menos de 20 anos de idade), até uma de suas últimas composições, Elegia III, de 1986. Desta forma, este projeto abrange cerca de 50 anos da produção musical de Claudio Santoro, mostrando todo o processo de transformação estilística do compositor amazonense, desde a sua ligação com a vanguarda e o atonalismo, passando pelo nacionalismo, até o serialismo e a música aleatória. Este importante trabalho de pesquisa e registro da produção de Claudio Santoro ficou nas mãos de ninguém menos do que Alessandro Santoro (filho do compositor) e do premiado violinista Emmanuele Baldini.

Ouça o programa no player acima.

O Música e Músicos do Brasil, que vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC.
 

Criado em 27/03/2021 - 11:09

Mais do programa