Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira o álbum “Song of the Black Swan”, no Música e Músicos do Brasil

E ainda no programa, teremos uma homenagem à pianista e compositora Adelaide Pereira da Silva

Música e Músicos do Brasil

No AR em 29/08/2021 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil deste domingo (29) apresenta o álbum “Song of the Black Swan”, de Cláudio Cruz e Marcelo Bratke, lançado em agosto de 2021 pelo selo Azul Music. 

O CD “Song of the Black Swan” (O Canto do Cisne Negro), traz obras para violino e piano de grandes compositores, como Liszt, Tchaikovsky, Brahms, Kreisler, Mignone, Massenet, Chopin, Villa-Lobos e João Cruz (pai do violinista Claudio Cruz), e apresentadas por dois dos mais importantes instrumentistas do cenário musical brasileiro atual.

Dono de uma vasta e aclamada discografia, Claudio Cruz é maestro e violinista, premiado pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) e pelo Grammy Latino. E o pianista de renome internacional Marcelo Bratke é amplamente conhecido pelo público, principalmente por seus programas de música clássica veiculados em rádio e televisão. O CD está disponível nas principais plataformas digitais, como itunes, Spotify, deezer, Amazon e youtube music, além e também através do selo Azul Music.

O programa relembra também um pouco da vida e obra da musicista Adelaide Pereira da Silva, que nos deixou no último dia 8.

Nascida em São Paulo em 1928, a pianista, compositora (e também pintora) Adelaide Pereira da Silva começou a estudar piano com a sua mãe ainda na infância, e logo teve aulas com importantes pianistas, tendo sido considerada uma das alunas mais talentosas do alemão Hans Bruch. Na área de composição, Adelaide Pereira da Silva estudou com grandes nomes como Dinorah de Carvalho, Osvaldo Lacerda e, em especial, de Camargo Guarnieri. Ao lado de Almeida Prado, Sérgio Vasconcelos Correia, Lina Pires de Campos e Kilza Setti, Adelaide tornou- se uma das maiores representantes da escola de composição de Camargo Guarnieri.  Da Silva também ficou muito conhecida em sua atuação como professora. Ela deu aulas no Colégio Santa Marcelina e na Faculdade de Belas Artes, além de ter sido uma das fundadoras da Sociedade Pró-Música Brasileira.

As obras de Adelaide da Silva chamam a atenção pela inclusão da temática folclórica, que adquiriu através de pesquisas orientadas por Rossini Tavares de Lima. Como compositora, recebeu diversos prêmios, condecorações, distinções e homenagens. Adelaide Pereira da Silva morreu em 8 de agosto de 2021, aos 93 anos de idade, deixando um incrível legado musical. Sua produção inclui cerca de vinte obras para orquestra, conjunto de câmara, coro e instrumento solo, em especial para o seu instrumento, o piano.

O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC.

Criado em 28/08/2021 - 11:33

Mais do programa