Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tom Jobim é homenageado no Música e Músicos do Brasil

Programa celebra os 95 anos de nascimento do compositor

Música e Músicos do Brasil

No AR em 23/01/2022 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil deste domingo (23) homenageia um dos grandes nomes da música brasileira: Antonio Carlos Jobim, que neste mês completaria 95 anos de vida. 

Nascido no Rio de Janeiro em 25 de janeiro de 1927, Tom Jobim atuou brilhantemente em diversas áreas da música. Ele foi compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista, e é tido como o maior expoente da música popular brasileira de todos os tempos.

A música de Tom Jobim possui uma característica única: muitas das obras vocais e instrumentais combinam as complexas harmonias do jazz com elementos tipicamente brasileiros, fruto de pesquisas sobre a cultura regional. A obra é, até hoje, admirada tanto no Brasil quanto no exterior e já foi interpretada por grandes nomes da música internacional, como Stan Getz, Dizzy Gillespie, Oscar Peterson, Sarah Vaughan e Frank Sinatra. 

Tom Jobim também estudou música de concerto e fez importantes contribuições para esta área. Ele teve aulas com o compositor alemão Hans-Joachim Koellreutter e recebeu influências da música impressionista, como a de Debussy e Ravel, e dos brasileiros Villa Lobos, Ary Barroso, Guerra-Peixe e Radamés Gnatalli.  
 
Confira, no programa, um variado repertório gravado por artistas brasileiros e estrangeiros de algumas das mais importantes obras de Antonio Carlos Jobim. 

O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC.

Tags:  Tom Jobim

Criado em 16/01/2022 - 19:00

Mais do programa