O Música e Músicos do Brasil deste domingo (12) segue com a homenagem ao compositor e pianista Almeida Prado, que neste mês estaria completando 80 anos.
José Antônio Rezende de Almeida Prado nasceu em Santos em 8 de fevereiro de 1943, e morreu em São Paulo, em 21 de novembro de 2010. Referência da música contemporânea brasileira, ele foi compositor, pianista, regente e professor, iniciando os seus estudos ainda na infância, sob a orientação da pianista e compositora Dinorá de Carvalho. Ele também foi aluno de Camargo Guarnieri e Oswaldo Lacerda.
Com um pouco mais de 25 anos, o jovem talento é premiado no 1º Festival de Música da Guanabara, em mérito de sua obra: “Pequenos Funerais Cantantes”, sendo agraciado com uma bolsa de estudos na Europa. Sempre buscando a originalidade, Almeida Prado possuía uma estética livre de quaisquer rótulos, empregando elementos do nacionalismo, tonalismo e atonalismo, em temáticas religiosas, místicas, e até mesmo ecológicas.
O valor incalculável das obras de Almeida Prado é conferido nacional e internacionalmente. O multifacetado compositor recebeu importantes prêmios, atuou como professor universitário, e foi apresentador do programa Kaleidoscópio, da Cultura FM. O músico, que ocupa a cadeira nº 15 da Academia Brasileira de Música, faleceu em 2010, deixando um portfólio com cerca de 500 composições. Ainda em vida, foi homenageado em 2004 com a disposição de seu busto no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC.