Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ernst Mahle é homenageado no Música e Músicos do Brasil

O compositor dedicou sua vida à música, à educação e à formação de gerações inteiras de artistas no Brasil

Música e Músicos do Brasil

No AR em 31/05/2025 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil deste sábado (31) presta uma homenagem a um músico que dedicou sua vida à música, à educação e à formação de gerações inteiras de artistas no Brasil: o compositor, maestro e professor teuto-brasileiro Ernst Mahle, que nos deixou no último dia 12 de maio, aos 96 anos, na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo.

Nascido em Stuttgart, na Alemanha, em 3 de janeiro de 1929, Mahle chegou ao Brasil em 1951 e naturalizou-se brasileiro pouco mais de uma década depois, em 1962. Desde então, construiu uma trajetória exemplar, profundamente ligada ao desenvolvimento da música de concerto no país — especialmente no campo da educação musical e da criação de repertório nacional.   

Mahle aluno de compositores marcantes do século XX, como Johann Nepomuk David e Hans-Joachim Koellreutter, além de ter frequentado cursos de férias com Olivier Messiaen, Wolfgang Fortner e Ernst Krenek, e de regência com nomes como Rafael Kubelík e Lovro von Matacic. Mas, foi no Brasil que Mahle encontrou sua vocação definitiva: a de formar músicos e construir, com gestos cotidianos e consistentes, um verdadeiro legado cultural.

Em 1953, ao lado da pianista Maria Apparecida “Cidinha”, sua esposa e companheira de jornada, Ernst Mahle fundou a Escola de Música de Piracicaba — que mais tarde passaria a levar seu nome. Durante mais de cinquenta anos, ele atuou como professor, maestro e diretor artístico da escola, regendo seu coro e suas orquestras. Ele também coordenava importantes iniciativas voltadas à juventude, como o Concurso Jovens Instrumentistas do Brasil, um dos mais tradicionais do gênero. 

Como compositor, Ernst Mahle deixou uma produção vastíssima, com cerca de 500 obras originais, cobrindo todos os gêneros e formações. Mahle foi membro da Academia Brasileira de Música onde ocupava a cadeira de número 6, e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea. Ele também foi reconhecido com importantes prêmios, como o da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e o Prêmio Martius Staden, por sua contribuição ao intercâmbio cultural entre Brasil e Alemanha.

O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste sábado, às 19h, na Rádio MEC.

 

 

Criado em 27/05/2025 - 21:13 - Episódio Música e Músicos do Brasil 31/05/25

Mais do programa