Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História conta a trajetória da Rainha Maria I

Neste episódio de estreia da 5ª temporada, a historiadora Mary del Priore desconstrói a imagem de “louca” que acompanha a biografia da monarca

Na Trilha da História

No AR em 29/01/2020 - 09:39

O Na Trilha da História estreia nesta semana sua quinta temporada com um episódio sobre a rainha portuguesa Maria I, mãe do rei D. João VI e avó do imperador Dom Pedro I. A convidada deste programa é a historiadora Mary del Priore, autora do livro "D. Maria I – As perdas e as glórias da rainha que entrou para a história como 'a louca'", lançado pela editora Benvirá.

Ouça no player acima.

Durante a entrevista, a pesquisadora esclareceu que a rainha não era louca. Na verdade, ela sofria de depressão. A historiadora lembrou que a monarca perdeu cinco dos seus seis filhos, além do marido e da mãe. Além disso, Maria foi a primeira mulher a herdar o trono de Portugal, em um contexto histórico em que a presença feminina no poder era vista com desconfiança.

 

Trilha sonora

Todas as músicas deste episódio foram interpretadas pela cantora portuguesa Cuca Roseta. Confira a lista: “Triste Sina” (Gerônimo Bragança e Nóbrega e Sousa); “Ave Maria” (Franz Schubert); “Saudade e eu” (Cuca Roseta); “De onde vens” (Nelson Motta e Dorival Caymmi); e “O amor não é somente o amor” (Nelson Motta e Djavan / interpretação de Cuca Roseta e Djavan).  

 

Conheça o Na Trilha da HIstória:

 

Confira os horários do programa:

Sábado, 11h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quinta-feira, às 22h;

Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;

Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 17h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no domingo, às 7h;

Sábado, 13h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 6h;

 

Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

 

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

Criado em 29/01/2020 - 09:46 - Episódio Na Trilha da História - Maria I

Mais do programa