Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História propõe uma viagem pela Grécia Antiga

Historiador e arqueólogo Pedro Paulo Funari aborda temas como mitologia, cidades-Estado e a mulher ateniense

Na Trilha da História

No AR em 28/04/2020 - 11:19

O Na Trilha da História desta semana convida o ouvinte a um passeio pela Grécia Antiga. O entrevistado deste episódio é o historiador e arqueólogo Pedro Paulo Funari, que aborda diversos temas introdutórios para quem quer começar a entender a dinâmica e a cultura dos gregos antigos, como os deuses, a estrutura política e o papel da mulher na sociedade ateniense. Ele é autor de diversas publicações sobre a antiguidade, incluindo o livro “Grécia e Roma”, lançado pela editora Contexto. Professor na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Pedro Paulo Funari é bacharel em História, mestre em Antropologia e doutor em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Historiador e arqueólogo Pedro Paulo Funari, autor de Livro "Grécia e Roma"

 

Os vestígios dos gregos antigos e seus antepassados datam de três mil, quatro mil anos atrás. O período mais estudado, no entanto, vai do século XI ao século IV a.C.. Nessa época, consolidaram-se as principais bases da cultura grega. Uma civilização formada por cidades-Estado independentes entre si que tinham como elo o fato de seus integrantes falarem um idioma muito semelhante e adorarem os mesmos deuses.

Livro "Grécia e Roma", de Pedro Paulo Funari

 

Algumas características de cidades como Esparta e Atenas ainda são muito lembradas até hoje. Um exemplo é o estilo disciplinado dos espartanos e a democracia ateniense. Também paira no imaginário popular a mitologia grega, com seus deuses de personalidades muito humanas. Zeus, deus do Olimpo, Atenas, deusa do amor, o grande herói Hércules, a bela Helena de Tróia são personagens que trazem a Grécia da antiguidade para os dias atuais.

 

Trilha Sonora

Todas as músicas deste episódio fazem referência à Grécia Antiga. Confira a lista: “Canto em Periplus” (composição e interpretação de Amélia Muge e Michales Loukovikas); “Mulheres de Atenas” (composição e interpretação de Chico Buarque); “Os 12 trabalhos de Hércules” (composição de Zé Ramalho); e “Mulher Nova, Bonita e Carinhosa” (composição e interpretação de Zé Ramalho).

 

Conheça o Na Trilha da História:

 

Confira os horários do programa:

Sábado, 11h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quinta-feira, às 22h;

Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;

Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 7h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no sãbado, às 17h, e no domingo, às 7h;

Quinta, 22h: Rádio MEC FM Rio 99,3 MHz;

Sábado, 13h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 6h;

Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

 

Criado em 28/04/2020 - 11:56 - Episódio Na Trilha da História - Grécia Antiga

Mais do programa