Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História coloca a saúde mental em pauta

Nesta semana, o programa mostra a evolução do conceito de loucura ao longo do tempo e a trajetória da psiquiatra Nise da Silveira, que humanizou o tratamento de pacientes psiquiátricos

Na Trilha da História

No AR em 23/03/2022 - 05:42

O episódio desta semana do Na Trilha da História traz três convidados para falar sobre saúde mental, em especial a evolução do diagnóstico e dos tratamentos psiquiátricos. O programa ainda aborda a relação entre loucura e arte.

Ouça o episódio no player acima.

O primeiro entrevistado é o historiador Daniel Gomes de Carvalho, doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB) e um dos professores do canal do YouTube Se Liga Nessa História. Ele detalha a evolução do conceito de "loucura" e mostra a relação entre os ditos "loucos" e movimentos artísticos.

Historiador Daniel Gomes de Carvalho, autor do livro "Filosofia para mortais"

Em seguida, o episódio traz a entrevista com o antropólogo Felipe Magaldi sobre a psiquiatra Nise da Silveira, que transformou em meados do século XX a forma de tratamento de pessoas com doenças mentais internadas em uma instituição psiquiátrica do Rio de Janeiro. Felipe recebeu em 2018 o título de doutor em Antropologia Social pelo programa de pós-graduação do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ, com a tese “A Unidade das Coisas: Nise da Silveira e a genealogia de uma psiquiatria rebelde no Rio de Janeiro”. A pesquisa foi transformada em livro, que ganhou o título de "Mania de Liberdade: Nise da Silveira e a humanização da saúde mental no Brasil" e foi lançado pela editora da Fiocruz.

Antropólogo Felipe Magaldi, autor do livro "Mania de Liberdade: Nise da Silveira e a humanização da saúde mental no Brasil"

Por último, a psicóloga Valéria Brito, fala sobre os desafios do cuidado com a saúde mental nestes últimos dois anos de pandemia e enfatiza que nem toda dificuldade ou mudança de comportamento precisa de intervenção de medicamentos. Ela ainda oferece conselhos de como melhorar a qualidade de vida. Valéria é mestre e doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela UnB.

Trilha Sonora

Confira a lista de músicas desse episódio: “Mais uma vez” (composição e interpretação de Renato Russo); “Paciência” (composição e interpretação de Lenine); “Enquanto houver sol” (composição de Sérgio Britto e interpretação dos Titãs); “Pra que chorar” (composição de Vinicius de Moraes e Baden Powell / interpretação de Zeca Pagodinho); e “Tente outra vez” (composição de Raul Seixas e Paulo Coelho / interpretação de Raul Seixas).

Conheça o Na Trilha da História:

Confira os horários do programa:

Sábado, 8h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quinta-feira, às 22h;

Sábado, 11h: Rádio Nacional de Brasília AM 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;

Domingo, 11h: Rádio Nacional Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 7h: Rádio MEC do Rio 800kHz;

Sábado, 11h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 11h.

Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br. Caso queira receber notícias do programa pelo WhatsApp, envie uma mensagem para (61) 98375-4918.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

Tags:  saúde mental

Criado em 23/03/2022 - 06:12 - Episódio Na Trilha da História - Saúde Mental

Mais do programa