Neste mês de março, em que o Golpe Militar completa 61 anos e em que o Brasil conquistou seu primeiro Oscar por um filme sobre um dos assassinados pelo regime, o Na Trilha da História destaca o retrato que o cinema faz da Ditadura Militar (1964-1985). No episódio desta semana, o historiador Wallace Andrioli analisa os filmes “Pra frente, Brasil” (1982), de Roberto Farias, e “O que é isso, companheiro?” (1997), de Bruno Barreto.
Ouça mais no player acima!

Na semana que vem, Andrioli volta ao programa para falar sobre os filmes “Marighella” (2019), de Wagner Moura, e o premiado com o Oscar de Melhor Filme Internacional “Ainda estou aqui”, de Walter Sales, com Fernanda Torres, Selton Mello e Fernanda Montenegro.

Wallace Andrioli é doutor e mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pesquisador ligado ao Núcleo de Estudos Contemporâneos da UFF, crítico de cinema filiado à Abraccine e autor do livro “Política como produto: Pra frente, Brasil, Roberto Farias e a ditadura militar”, lançado pela editora Appris.
Trilha Sonora
Confira a trilha sonora deste episódio: “Pequena Memória Para Um Tempo Sem Memória”, (composição e interpretação de Gonzaguinha); “Brasis” (composição de Gabriel Moura, Jovi Joviano e Seu Jorge / interpretação de Elza Soares); “The Kidnapping” (Stewart Copeland); e “Como 2 e 2”, (composição de Caetano Veloso / interpretação de Roberto Carlos).
Conheça o Na Trilha da História:
O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br. Caso queira receber notícias do programa pelo WhatsApp, envie uma mensagem para (61) 98375-4918.
Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão por outras emissoras de rádio, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, envie um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.