O Na Trilha da História desta semana exibe o primeiro de dois episódios sobre a evolução da administração pública brasileira. A ideia é mostrar as reformas feitas pelos governos brasileiros para combater a corrupção e tornar a administração pública menos morosa e mais eficiente. O entrevistado é o administrador Renato Lacerda, especialista em Gestão Pública e analista de Gestão Pública do Ministério Público da União (MPU).
Neste primeiro programa, Lacerda aborda o patrimonialismo (da fundação do Estado brasileiro até a Revolução de 30) e a burocracia (da Revolução de 30 até a redemocratização). Duante a entrevista, o especialista explica que no patrimonialismo não havia fronteiras claras entre patrimônio público e privado. Já a burocracia, implementada no governo de Getúlio Vargas, impôs a realização de concursos públicos e a implantação de procedimentos para deixar a gestão de recursos públicos mais impessoal.

Trilha Sonora
Confira a trilha sonora deste episódio: “Onde está a honestidade?” (composição de Noel Rosa e interpretação de Beth Carvalho); “Impunidade” (Tribo de Jah!); “O Carimbador Maluco” (Raul Seixas); “Metrópole” (composição de Renato Russo / interpretação de Legião Urbana); e “Terra dos doutores” (Alberto Ribeiro).
Conheça o Na Trilha da História:
O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.