Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia Mundial de Conscientização do Autismo é tema do Nacional Jovem

Psicóloga e analista do comportamento comentou também sobre inclusão escolar

Nacional Jovem

No AR em 03/04/2019 - 14:01

Dia 02 de Abril é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Para falar sobre autismo e inclusão escolar, o Nacional Jovem conversou com a psicóloga, analista do comportamento e supervisora ABA do Grupo Conduzir, Julia Sargi

Ouça no player abaixo:


A psicóloga ressaltou a importância de ter uma data de conscientização do autismo, por ainda gerar dúvidas para a sociedade. Segundo Julia, o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista é comportamental, ou seja, é feito a partir da observações de ações da pessoa. 

 

"Quanto mais a gente conseguir colocar isso na mídia de forma clara, mais essas famílias vão ter ferramentas para poder lutar pela qualidade de vida das crianças", disse.

 

Ela explicou que, geralmente, a família procura o pediatra, que deve encaminhar para um especialista.

A respeito da inclusão escolar, Julia diz que é importante que os pais ou responsáveis procurem escolas que disponibilizem profissionais preparados para fazer um acompanhamento adequado, clínico e educacional.

A psicóloga acrescentou que é um direito da criança ter esse acompanhamento nas escolas.

O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 15h, na Rádio Nacional do Alto Solimões

Criado em 03/04/2019 - 15:45

Mais do programa