No mês de conscientização contra a violência infantil, o Nacional Jovem apresenta o último episódio do Especial “Escutar, proteger, transformar”, uma série dedicada a ampliar o debate e a mobilização social em torno da proteção da infância. O episódio encerra o especial com uma entrevista fundamental sobre como identificar sinais de abuso, acolher crianças em sofrimento e agir de forma responsável e segura diante de suspeitas de violência.
Para essa conversa, recebemos Carolina Sotelo Pinheiro Du Pin Calmon, psicóloga da Assistência Social da Secretaria de Justiça e Cidadania, gerente de gestão de núcleos no programa Direito Delas, mestre em Psicologia Social e do Trabalho (UnB) e especialista em Análise do Comportamento Infantil (IBAC).
A entrevista aborda questões cruciais:
-
Quais os sinais de alerta para identificar possíveis abusos?
-
Como conversar com a criança de maneira acolhedora e sem causar mais sofrimento?
-
De que forma os familiares, profissionais da educação e cuidadores devem agir para garantir proteção sem interferir em investigações?
-
Onde denunciar e quais serviços de apoio estão disponíveis?
Além disso, discutimos a maior vulnerabilidade de crianças com deficiência ou transtorno do espectro autista frente a situações de abuso, e como criar um ambiente seguro para que elas possam expressar o que vivem.
O episódio faz parte da campanha Maio Laranja, que reforça a importância de escutar com atenção, proteger com responsabilidade e transformar a realidade de tantas crianças e adolescentes vítimas de violência.

Ouça também os outros episódios da série.
1° Episódio - Por que precisamos falar sobre violência sexual infantil?
2° Episódio - Educar para proteger: o papel do diálogo na prevenção do abuso sexual infantil
3° Episódio - Exploração sexual e turismo: quando a infância vira alvo