O Nacional Jovem desta quarta-feira (28) recebe convidados muito especiais: os alunos Laelson Ribeiro de Souza e Enya Dias Barros, representantes da disciplina “Escola de Rádio e Clima”, do Mestrado em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais (MESPT), da Universidade de Brasília.
A disciplina, realizada no Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB, propõe uma imersão nas práticas da comunicação popular e socioambiental, com foco nas experiências de comunicadores indígenas, quilombolas, ativistas e pesquisadores. Durante uma semana de atividades intensivas, os estudantes participam de oficinas, entrevistas, gravações e visitas técnicas — como a que acontece hoje nos estúdios da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Na entrevista, Laelson e Enya compartilham o que têm aprendido com a disciplina, os desafios enfrentados pelos comunicadores nos territórios tradicionais e a importância do rádio como ferramenta de luta, afeto e resistência. Eles também refletem sobre como o rádio comunitário pode contribuir para a justiça climática e a defesa dos direitos dos povos originários e comunidades tradicionais.
A participação dos alunos na programação marca não só um intercâmbio entre universidade e mídia pública, mas também reforça o compromisso do Nacional Jovem com a diversidade de vozes e saberes que constroem um futuro mais sustentável e justo.
Ouça no player acima.