No Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho, a Rádio Nacional da Amazônia recebe, no programa Nacional Jovem, a Secretária Executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Katerina Volcov. Em entrevista, ela destaca a importância da nova campanha do Fórum, que traz como lema: "Toda criança que trabalha perde a infância e o futuro".
Quase 138 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos estavam em situação de trabalho infantil em todo o mundo em 2024. Desse total, cerca de 54 milhões estavam em atividades perigosas, com risco a saúde, a segurança e o desenvolvimento dessa parcela da população.Para Katerina, “o enfrentamento dessa violação exige articulação entre diferentes setores e um olhar sensível e firme da sociedade”.
Durante a conversa, Katerina defende a criação de um pacto nacional pelo enfrentamento ao trabalho infantil, envolvendo governos, sociedade civil, empresas e cidadãos. Ela também lembra que qualquer pessoa pode denunciar situações de trabalho infantil pelo Disque 100, canal gratuito e sigiloso do governo federal.
A entrevista completa está disponível para ouvir clicando no player. Você também escuta os três audios da campanha que foi divulgada nas redes sociais.