Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Novo livro de Márcia Kambeba celebra infância e cultura indígena

Obra traz narrativa poética sobre a maqueira e valoriza os saberes do povo Tikuna

Nacional Jovem

No AR em 25/07/2025 - 14:04

No mês em que celebramos o Dia do Escritor, a poeta, educadora e ativista indígena Márcia Kambeba lança "Maqueira de tucum", seu novo livro voltado ao público infantil, pelo selo Pequena Zahar. Com ilustrações sensíveis e vibrantes de Michelle Cunha, a obra convida leitores de todas as idades a conhecerem um dos objetos mais simbólicos e afetivos da cultura dos povos originários: a maqueira, conhecida fora dos territórios indígenas como rede.

Por meio de uma linguagem poética e acessível, "Maqueira de tucum" desmistifica o uso da maqueira e revela seu papel como espaço de descanso, conexão com a natureza, acolhimento e tradição. A obra nasce do olhar de quem carrega a memória viva do seu povo. Nascida na aldeia Belém do Solimões, do povo Tikuna, no Amazonas, Márcia é mestre em Geografia, autora de 11 livros, cantora, contadora de histórias e referência nacional na luta pelos direitos indígenas e ambientais.

Além de escritora, Márcia atua como formadora de professores — indígenas e não indígenas — e leva sua arte e sua palavra a escolas, universidades, feiras literárias e festivais em todo o Brasil. Ao lançar "Maqueira de tucum", ela reforça a importância de levar às crianças narrativas que valorizem a diversidade cultural brasileira, com protagonismo indígena e profundo respeito à ancestralidade.

Ouça no player acima. 

Márcia Kambeba, cantora e escritora

Criado em 25/07/2025 - 17:09

Mais do programa