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Crianças influenciadoras ou trabalhadores informais?

Advogado do Instituto Alana alerta para os riscos do marketing digital infantil e denuncia a exploração do trabalho de menores disfarçada de empreendedorismo nas redes sociais

Nacional Jovem

No AR em 02/07/2025 - 14:05

Nos últimos anos, vimos crescer nas redes sociais uma nova geração de influenciadores mirins que acumulam milhões de seguidores e lucros que chegam, em alguns casos, a cifras de seis dígitos. Mas por trás das promessas de sucesso e independência financeira, muitos dessas crianças e desses jovens estão, na verdade, trabalhando de forma irregular e exaustiva — sem garantias, sem direitos, e muitas vezes expostos a riscos emocionais e à exploração comercial.

A imprensa veiculou que menores de idade estão sendo aliciados para atuar com marketing digital, vendendo cursos e estratégias de “sucesso rápido”, muitas vezes sem qualquer supervisão ou proteção legal.

Para entender melhor esse fenômeno, seus impactos e o que diz a legislação brasileira, o programa Nacional Jovem conversou com João Francisco Coelho, advogado do Eixo Criança e Digital do Instituto Alana, organização que atua na defesa dos direitos das crianças também no ambiente digital.

Criança faz uso de celular, tablet e computador

 

Criado em 02/07/2025 - 16:27

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