Durante o encontro preparatório da COP30, em Brasília, um gesto simbólico e poderoso emocionou negociadores e representantes de diversos países: 600 cartas escritas por crianças e adolescentes brasileiros foram entregues aos delegados com um pedido claro: salvar o planeta.
A iniciativa, realizada pelo Instituto Alana em parceria com o Unicef e com apoio da presidência da COP30, faz parte de um processo de escuta que reuniu mensagens e desenhos de jovens de 10 estados e do Distrito Federal. Nessas cartas, eles relatam como a crise do clima já afeta suas comunidades e cobram ações concretas dos líderes globais.
Para falar sobre o tema, o Nacional Jovem conversou com a coordenadora de Assuntos Internacionais do Instituto Alana, Letícia Carvalho. Ela explica como nasceu essa mobilização e de que forma o pedido das crianças pode influenciar as decisões da próxima Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em Belém, no Pará, em novembro de 2025.
Quer saber mais? Então clique no player acima para conferir a entrevista.
O Nacional Jovem é apresentado por Edileia Martins, com produção de Patrícia Fontoura e trabalhos técnicos de Maan “Pipi” Kayabi. Vai ao ar de segunda a sexta, das 13h30 às 15h, pela Rádio Nacional da Amazônia.