Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Como os jovens podem usar a Neurociência para ajudar no seu bem-estar

Ouça a neurocientista Carol Garrafa sobre como a ciência por trás do funcionamento cerebral pode nos ajudar a viver melhor

Nacional Jovem

No AR em 06/01/2026 - 14:00

No ritmo acelerado do dia a dia e diante dos desafios de viver em um mundo cada vez mais digital, a busca por bem-estar e felicidade virou tema urgente na vida de muitas pessoas, inclusive dos jovens. As pesquisas em neurociência revelam que isso não é apenas sorte ou acaso, mas resultado de processos que nosso próprio cérebro pode aprender a gerir conscientemente.

Estudos apontam que trabalhar as chamadas “capacidades socioemocionais” — como entender e regular emoções, prestar atenção aos próprios pensamentos e cuidar da química interna do cérebro — está ligado diretamente à forma como sentimos bem-estar e satisfação na vida, e é um passo ativo para promover uma vida com mais equilíbrio e propósito.

Nesse contexto, o Nacional Jovem conversou com a neurocientista Carol Garrafa sobre como a ciência por trás do funcionamento cerebral pode nos ajudar a viver melhor e como os jovens podem usar essa ciência para serem mais felizes. 

Ouça a entrevista completa clicando no player e reflita sobre como construir um novo ano com metas mais claras e definidas. Siga a Caroline Garrafa no Instagram para mais conteúdos. 

O Nacional Jovem é apresentado por Edileia Martins, com produção de Patrícia Fontoura e trabalhos técnicos de Maan “Pipi” Kayabi. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 15h, pela Rádio Nacional da Amazônia.

Criado em 06/01/2026 - 16:18

Mais do programa