Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens

Pesquisa da Universidade Federal do Pará aponta falhas na notificação, desafios na rede de atendimento e maior vulnerabilidade entre jovens de 16 a 32 anos, além de grupos historicamente expostos a desigualdades

Nacional Jovem

No AR em 26/02/2026 - 14:00

O suicídio é um grave problema de saúde pública e, atualmente, figura como a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo. O dado reforça a urgência de ampliar o debate sobre saúde mental, prevenção e fortalecimento das redes de cuidado, especialmente entre adolescentes e jovens adultos.

No Pará, e de forma mais evidente em Belém, a subnotificação e as falhas nos registros oficiais dificultam a compreensão real da dimensão do problema. A ausência de dados precisos compromete o planejamento de políticas públicas e a criação de estratégias mais eficazes de prevenção.

De acordo com a pesquisa desenvolvida por Samara Machado Paiva no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará, jovens entre 16 e 32 anos estão entre os mais vulneráveis. O estudo também chama atenção para outros grupos em situação de maior risco, como mulheres, pessoas negras e a população LGBTIQIA+, evidenciando que fatores sociais, econômicos e estruturais influenciam diretamente esse cenário. O programa Nacional Jovem convidou a pesquisadora para participar de entrevista. 

A dissertação, intitulada “Itinerário, cuidado e vivência de profissionais de saúde na atenção a pessoas em risco e crise suicida”, analisou ainda os desafios enfrentados por profissionais da saúde no atendimento a pessoas em crise. Entre os principais pontos identificados estão lacunas na formação em suicidologia e dificuldades na articulação da rede de atenção psicossocial, o que pode comprometer o cuidado integral.

A pesquisadora destaca que enfrentar o problema exige ações integradas, investimento em capacitação profissional, fortalecimento da rede pública de saúde mental e combate ao estigma que ainda cerca o tema. Falar sobre suicídio de forma responsável é uma das estratégias fundamentais para ampliar a prevenção e salvar vidas. 

Ouça a entrevista completa da pesquisadora clicando no player

 

Crianças em quadra de esporte

Ouça a entrevista completa no player acima.

Nacional Jovem foi apresentado por Edileia Martins, com produção de Patrícia Fontoura e trabalhos técnicos de Maan “Pipi” Kayabi. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 15h, pela Rádio Nacional da Amazônia.

Criado em 26/02/2026 - 15:51

Mais do programa