Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

IEMA inaugura primeira escola técnica em território quilombola no Maranhão

Unidade em Alcântara une ensino médio, formação profissional e valorização da cultura local, ampliando oportunidades para jovens de mais de 100 comunidades quilombolas

Nacional Jovem

No AR em 23/03/2026 - 14:00

O Maranhão dá um passo histórico na educação pública com a inauguração da primeira escola de ensino médio técnico em território quilombola do estado. A nova unidade do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) será instalada na comunidade de Oitiua, na zona rural de Alcântara, e começa a funcionar no próximo dia 27 de março.

A iniciativa amplia o acesso à educação profissional para jovens de uma região que reúne mais de 100 comunidades quilombolas, levando ensino de qualidade, inovação e novas perspectivas de futuro. A escola funcionará em tempo integral e vai oferecer formação integrada, que une o ensino médio tradicional a cursos técnicos.

Neste primeiro momento, 80 estudantes serão atendidos, divididos em duas turmas dos cursos de Técnico em Agroecologia e Técnico em Informática para Internet. A escolha das formações foi feita a partir de diálogo com a própria comunidade, respeitando as necessidades locais e os potenciais econômicos da região.

Além da formação técnica, o modelo do IEMA inclui atividades de pesquisa, ciência, tecnologia e inovação, como robótica educacional, participação em olimpíadas científicas e até intercâmbios internacionais. Ao mesmo tempo, a proposta pedagógica valoriza os saberes tradicionais e a cultura quilombola, integrando conhecimento acadêmico com a realidade do território.

A estrutura da escola conta com salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório, quadra poliesportiva, refeitório e espaços voltados a projetos culturais e científicos.

A inauguração também será marcada por apresentações culturais típicas da região, como o Tambor de Crioula, a Capoeira e as Caixeiras do Divino, reforçando a identidade e a história das comunidades locais.

Para a diretora-geral do IEMA, Cricielle Muniz, a chegada da escola representa um avanço na democratização do acesso à educação de qualidade. Segundo ela, a iniciativa leva oportunidades a jovens que, historicamente, tiveram acesso limitado à formação técnica e científica, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da região. Cricielle participou do programa Nacional Jovem nesta segunda-feira(23). 

Atualmente, o IEMA conta com 58 unidades em 44 municípios maranhenses e se consolida como uma das principais políticas públicas voltadas à juventude no estado, com destaque nacional em projetos de inovação e desempenho em competições científicas.

Ouça a entrevista completa no player acima.

O Nacional Jovem foi apresentado por Ediléia Martins, com produção de Patrícia Fontoura e trabalhos técnicos de Maan “Pipi” Kayabi. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 15h, pela Rádio Nacional da Amazônia.

Criado em 23/03/2026 - 17:01

Mais do programa