Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entenda mais sobre altas habilidades e crianças superdotadas

O conceito de superdotado não quer dizer que a pessoa é boa em tudo,

Para entender o universo de crianças superdotadas ou conhecidas entre os especialistas como portadoras de altas habilidades, o programa Nacional Jovem conversou com a gerente de atendimento educacional específico da Secretária de Educação do Amazonas, Hortência Macedo da Silva, que atua com um trabalho voltado para a educação especial, entre crianças portadoras de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD).

 

De acordo com Hortência, o conceito de superdotado é caraterizado às crianças que tem facilidade de aprender sem muito esforço, apresentando talentos surpreendentes em determinadas áreas, que podem ser voltados para a música, artes, áreas acadêmicas (leitura e escrita), entre outras.

 

"Para ter o diagnóstico preciso de que a criança possui o talento de superdotado, é necessário buscar um especialista, que por meio de testes, análises e outros métodos fará um diagnóstico preciso e eficaz para nortear pais e professores para melhor instruí-los", disse Hortência.

 

A gerente também falou que as pessoas portadoras de altas habilidades, por considerar as aulas fáceis tendem nessa situação apresentarem um certo desinteresse, por interpretá-las fáceis demais, e, por isso podem ser consideradas, erroneamente, como pessoas com transtornos de aprendizagem.

 

Para concluir a especialista ressalta que as pessoas superdotadas podem apresentar habilidades distintas, ou seja, podem possuir capacidades maiores em determinadas áreas, mas também dificuldades em outras, o que exige uma participação decisiva dos professores e dos pais para motivá-los e ajudá-los.

 

Saiba mais sobre o assunto nesta entrevista ao programa Nacional Jovem.

 

Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, pela Rádio Nacional da Amazônia, e às 12h pela Rádio Nacional do Alto Solimões (horário local). Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.



Criado em 22/01/2015 - 18:32 e atualizado em 22/01/2015 - 17:52

Mais do programa