Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Países que assinaram a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas são partes da conferência

Cada parte é representada na reunião anual por sua delegação

Nacional na COP30

No AR em 17/09/2025 - 12:00

Todos os países que assinaram e ratificaram a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas são Partes da conferência. Atualmente, o Tratado do Clima conta com a adesão de 198 países. Cada parte é representada na reunião anual por uma delegação que negocia em nome de seu governo.

As Partes se dividem em cinco grupos regionais, seguindo a tradição da ONU. Mas, na hora de fechar acordos, os países se organizam de outra forma: por interesses comuns nas conversas sobre o clima. Esses são os chamados blocos de negociação.

Os grupos regionais são o grupo da África, Ásia-Pacífico, Europa Oriental, América Latina e Caribe, e Europa Ocidental e outros estados – incluindo Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Turquia e Estados Unidos. A presidência da COP passa de um grupo regional para outro a cada edição.

O maior grupo de negociação na COP é o G77 e China, que conta com 134 países. Quando ele foi fundado, eram 77 países, e daí vem o nome. A China não é um membro oficial desse grupo, mas dá apoio político e financeiro à ele.

Outro grupo de negociação é o dos países menos desenvolvidos, ou LDCs, na sigla em inglês. Esse grupo reúne em torno de 45 países, classificados pela ONU como os menos desenvolvidos. Temos ainda a AOSIS, a Aliança de Pequenos Estados Insulares – uma coalizão de 39 pequenas ilhas.

A União Europeia forma um bloco único na mesa de negociação da COP, bem como o Grupo Africano. Outro bloco de negociação é o grupo Umbrella, de países desenvolvidos que não fazem parte da União Europeia. É o caso dos Estados Unidos, Canadá, Japão, Austrália, Nova Zelândia e Noruega.

Por fim, países emergentes como Brasil, África do Sul, Índia e China se juntam para o grupo BASIC, e a AILAC é a Aliança Independente da América Latina e Caribe, agrupando Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai e Peru.

E um país pode pertencer a mais de um bloco de negociação? Pode sim. Nesse caso, ele terá que equilibrar interesses diferentes e escolher com qual grupo vai se alinhar em cada tema. Os países podem até negociar de forma independente, mas ganham mais voz e fortalecem sua posição quando atuam em grupo.

O programete Nacional na COP30, veiculado ao longo da programação da Rádio Nacional, tem pesquisa, produção e apresentação de Nathália Mendes. Messias Melo fez a montagem e a sonoplastia. 

Esse episódio traz áudio do perfil da COP16 na Arábia Saudita no Instagram e informações do curso O que é a COP, da ENAP em parceria com Apolitical.

Criado em 01/06/2026 - 14:17

Mais do programa