Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Das veredas do cerrado ao Japão: A Obra Bordada que Lula levou ao Imperador

Natureza Viva conversa com uma das artistas do Grupo Matizes Dumont responsável pela obra bordada

Natureza Viva

No AR em 13/05/2025 - 11:47

O Presidente Lula em viagem recente ao Japão, presenteou sua Majestade Imperial Naruhito com uma obra bordada do Grupo Matizes Dumont. O programa Natureza Viva conversou com uma das artistas do Grupo Matizes Dumont, a Sávia Dumont, que troxe todos os detalhes sobre a obra e como esta foi escolhida para ser o presente do imperador.

O belíssimo quadro intitulado “Vereda do Galhão” é uma criação do artista visual Demóstenes Dumont Vargas Filho e foi bordado por ele, Demóstenes e pela família Dumont.

Sávia Dumont uma das artistas do Grupo Matizes Dumont falou que a obra trata-se de um bordado livre brasileiro, neocontemporâneo. Criado com fios nacionais e importados, em lãs, seda e algodão. A obra bordada representa os buritis de uma vereda em Minas Gerais, e toma a forma de cartografia afetiva, onde as histórias pessoais e coletivas de Demóstenes e de suas irmãs do Grupo Matizes Dumont se entrelaçam com a textura da terra, dos ventos e das águas.

Para ouvir a entrevista na íntegra, clique no player acima.

O programa Natureza Viva vai ao ar todo domingo às 9 horas, na Rádio Nacional da Amazônia, Rádio Nacional AM Brasília, Rádio Nacional do Alto Solimões e parceiras.

Criado em 13/05/2025 - 12:06

Mais do programa