Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mulheres pela Paz fazem do Laço Branco uma luta diária contra a violência

Vera Vieira, Diretora Executiva da Associação Mulheres pela Paz, fala

Hoje, dia 6 de dezembro, inicia-se a Campanha do Laço Branco, comemorando o Dia Nacional de mobilização dos homens pelo fim da violência contra a mulher. O Natureza Viva conversou com a  Diretora Executiva da Associação Mulheres pela Paz, Vera Vieira, que luta pela equidade de gênero, com ações e campanhas contra a violência doméstica e contra o tráfico de mulheres e a violência sexual.

 

Ela falou sobre a importância desse movimento criado após o massacre de 14 mulheres, por Marc Lepine, na Escola Politécnica, na cidade de Montreal, Canadá. Lepine não suportava a idéia de ver mulheres estudando engenharia, em um curso tradicionalmente dirigido ao público masculino.

 

Vera Vieira, em seu depoimento, contou que sofreu violência doméstica no seu primeiro casamento: "Naquela época não existia divórcio, existia apenas o desquite, então era muito mais difícil para uma mulher sair de uma situação de violência doméstica, porque uma mulher desquitada era mal vista, era vista como uma mulher que estava disponível para todos os homens. Além disso, não existia delegacia da mulher, não existiam políticas públicas, não existia a Lei Maria da Penha. Cheguei a ir em um distrito policial e o delegado disse que não poderia fazer nada, pois o meu ex marido não havia me feito nada ainda".

 

Ouça a entrevista na íntegra.

 

O Natureza Viva vai ao ar todos os domingos, às 8h (horário de Brasília), nas rádios Nacional de Brasília, Nacional e MEC AM do Rio de Janeiro e Nacional do Alto Solimões. A apresentação é de Mara Régia.



Criado em 06/12/2015 - 18:14 e atualizado em 07/12/2015 - 08:50

Mais do programa