Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasil entra oficialmente na Década do Oceano

Tema vem ganhando espaço na agenda nacional desde os últimos 20 anos

Tarde Nacional

No AR em 20/04/2021 - 15:30

A Década da Ciência Oceânica ou Década do Oceano (2021-2030) no Brasil foi lançada oficialmente nesta terça-feira (20). O movimento global foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2017, como um despertar da consciência sobre a importância do ambiente marinho-costeiro. O objetivo da medida é unir esforços de todos os segmentos da sociedade para reverter a saúde do oceano e criar melhores condições para  o desenvolvimento sustentável.

Sobre esse tema e a programação que segue até o dia 22 de abril, o Tarde Nacional conversou com o membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza e professor do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Ronaldo Christofoletti. Segundo ele, esta é a primeira vez que a ONU destaca o papel da ciência na tomada de decisões.

"Então, ela olha o oceano do ponto de vista do desenvolvimento sustentável. Para a Agenda 2030 como um todo. Assim como a pandemia nos mostrou como a ciência é importante. Agora é pensar a ciência para atingir um futuro melhor pelo desenvolvimento sustentável", explica o professor.

 

Na entrevista, ele ainda comenta que o oceano está presente na nossa vida o tempo todo, mesmo quando a gente não percebe. "A cada 2 respiradas, 1 vem do oceano. Ele regula o clima, regula a agropecuária, a economia que passa pelo porto, fora os remédios e o bem-estar da saúde", observa Ronaldo. Sem esquecer que a maior parte da população mundial vive na zona costeira, próxima ao mar. 

Ouça a entrevista completa, no player acima. 

Leia também: Debate marca lançamento da Década da Ciência Oceânica no Brasil

Criado em 20/04/2021 - 18:46

Mais do programa