Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concerto MEC é dedicado ao compositor alemão Richard Wagner

Ouça o programa, nesta quarta-feira (20), na MEC FM

Concerto MEC

No AR em 20/10/2021 - 12:05

O Concerto MEC destaca a ópera Rienzi, de Richard Wagner, estreada em Dresden, Alemanha, em 20 de outubro de 1842.

Wagner conseguiu estrear sua terceira ópera completa no recém-inaugurado Teatro de Dresden. Rienzi foi um sucesso, e transformou o compositor em um verdadeiro herói da noite para o dia. 

O público amou a ópera e ficou no Teatro de Dresden até o fim do espetáculo que durou seis horas, na versão original. A obra conta a história de Cola di Rienzi, político romano do século 14, que investe contra a tirania dos nobres. 

Ouça a MEC FM no player:

Os Mestres Cantores de Nuremberg, uma das últimas óperas de Wagner é a única ópera cômica do compositor, e que estreou em Munique em 1868, eram associações de poetas e músicos amadores que floresceram nas cidades alemãs do século 14 ao século 16, e que promoviam festivais de canções.                    

A história se passa no século 16, e um dos principais personagens de Os Mestres Cantores é o poeta-sapateiro Hans Sachs, figura que realmente existiu naquela época, e um dos mais amados da literatura alemã. 

Em 1876, estreou outra ópera de Wagner, Siegfried, o terceiro drama musical do ciclo O Anel do Nibelungo.  Essa estreia fez parte da primeira vez em que Wagner apresentou o ciclo completo da obra O Anel do Nibelungo, criação gigantesca que o compositor elaborou ao longo de 25 anos.

O Idílio de Siegfried é uma das poucas composições de Wagner não ligadas à música vocal. Um poema sinfônico cheio de lirismo e em diversos momentos assume um caráter pastoral, que repercute a atmosfera da casa de Wagner em Tribschen, na Suiça. 

A obra começa e termina com destaque para as cordas e na parte central destaca-se o tema Dorme, neném, dorme, executado pelo oboé, dedicado ao filho de Wagner e Cosima, e a imitação de cantos de pássaros, que aparece no poema sinfônico O Idílio de Siegfried. 

Nesta gravação, o pianista Glenn Gould assume a orquestra Sinfônica de Toronto como regente na versão original de Wagner para 13 instrumentos. 

A pequena formação orquestral devia caber na entrada da casa de Wagner como presente de aniversário à esposa Cosima. 

 

Tags:  Richard Wagner

Criado em 20/10/2021 - 09:37

Mais do programa