Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça 100 anos do Festival Mozart, no Concertos Deutsche Welle

No programa, o destaque para a “Sinfonia Jupiter”, de Mozart, interpretada pela Camerata Salzburg e regência do maestro Jörg Widmann.

Concertos Deutsche Welle

No AR em 23/10/2021 - 17:00

O Concertos Deutsche Welle deste sábado (23) segue com a comemoração do Centésimo aniversário do Festival Mozart, que ocorreu em maio de 2021 na cidade de Würzburg, na Alemanha. 

O Festival de Mozart surgiu em 1921 e, após uma ruptura durante a Segunda Guerra Mundial, o evento foi retomado em 1951. A diretora artística Evelyn Meining acredita que, nessa época, as pessoas precisavam de algo que desse uma esperança no futuro. A campanha de guerra destrutiva e assassina da Alemanha havia terminado e grande parte do país estava em ruínas. Würzburg tinha sido quase totalmente destruída por um bombardeio, e o palácio que abrigava o Festival de Mozart estava em ruínas. Entretanto, fotos deste tempo mostram pessoas dançando e fazendo música em frente ao prédio queimado. A população precisava de música, de artes. Por isso, o palácio, com seu esplêndido Salão Imperial, foi restaurado à sua antiga glória, tornando-se um Patrimônio Mundial da UNESCO em 1981. 

A peça central deste concerto foi a "Sinfonia 41", última obra do gênero escrita por Mozart, também chamada de "Sinfonia Júpiter", em homenagem ao deus de todos os deuses da mitologia romana. Embora tenha sido escrita em 1788, o maestro Jörg Widmann considera a peça muito moderna até hoje, com algumas mudanças harmônicas bastante incomuns para a época. A obra foi interpretada no Festival Mozart, no salão imperial do palácio real, em Würzburg, pela Camerata Salzburg, sob a regência de Jörg Widmann.

O Concertos Deutsche Welle vai ao ar neste sábado, às 17h, na MEC FM.

Tags:  Festival Mozart

Criado em 23/10/2021 - 14:38

Mais do programa