Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira a pré-estreia do álbum “Debut”, gravado pelo Amorim-Rufino Duo

Programa traz também uma homenagem ao pianista Gilberto Tinetti

Música e Músicos do Brasil

No AR em 03/07/2022 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil deste domingo (3) traz o pré-lançamento do álbum “Debut”, gravado pelo Amorim-Rufino Duo, com obras de Villa-Lobos, Martinů, Paul Wranitzky, e muito mais. 

O Amorim-Rufino Duo foi criado em 2005 pelos músicos brasileiro-canadenses Vladimir Rufino (no violino) e Fabíola Amorim (na viola). Os dois se apresentam frequentemente tanto em dupla, como em orquestras e conjuntos de câmara em diversos países, como Brasil, Estados Unidos, Itália e Canadá (onde residem atualmente). Este primeiro álbum do duo, que tem lançamento previsto para o próximo dia 8 de julho, traz uma seleção de obras de diversos compositores escritas para violino e viola. Todo o repertório escolhido para o álbum possui algum significado para o casal, refletindo a história de harmonia e parceria dos músicos. Isso inclui a estreia mundial de “Two Hearts in Concert”, do compositor canadense Frank Horvat, composta especialmente para o duo.

Além de dividir o palco como intérpretes de diversos conjuntos, como a Sinfônica da Paraíba, a Camerata Bralísica e o Quarteto de Cordas Villa-Lobos, Vladimir Rufino e Fabíola Amorim são integrantes do aclamado Vaughan String Quartet. Eles também possuem praticamente a mesma formação acadêmica: ambos são bacharéis em Música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), possuem Certificado de Artista e Mestrado em Música pela Azusa Pacific University (nos Estados Unidos), e são doutores pela University of Alberta (no Canadá). Toda essa conexão artística e acadêmica é perceptível neste primeiro trabalho da dupla, cuja seleção das obras, criteriosamente escolhida, agrupou peças de referência para esta formação instrumental, escritas entre os anos de 1788 e 2021.  

E ainda no programa, confira uma breve homenagem ao pianista Gilberto Tinetti, que morreu no último dia 18 de junho, aos 90 anos de idade. 

Gilberto Tinetti atuou como professor no Departamento de Música da USP, e foi diretor artístico dos Seminários de Música Pró Arte, de São Paulo. Ao longo de sua respeitável carreira de mais de 40 anos, Gilberto Tinetti já se apresentou em países da Europa e Américas, conquistou importantes prêmios, e foi o responsável por formar grandes pianistas brasileiros. Ele também ficou nacionalmente conhecido por seu trabalho na Rádio Cultura FM, onde por mais de 30 anos esteve à frente do programa “Pianíssimo”.

Ouça, ao vivo, no player abaixo:

O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC.

Criado em 30/06/2022 - 17:09

Mais do programa