Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba o que é um Lullaby no Caderno de Música

Programa faz uma homenagem ao Dia das Crianças e fala sobre as principais características desse gênero musical infantil

Caderno de Música

No AR em 12/10/2019 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (12), em homenagem ao Dia das Crianças, fala sobre o Lullaby, tipo de composição originalmente destinada ao público infantil

Ouça no player acima.

Lullaby é um termo em inglês que pode ser traduzido como “cantiga de ninar” ou acalanto. Este tipo de composição “para fazer a criança dormir” é utilizado em praticamente todas as regiões do mundo, e em alguns países recebem características e nomenclaturas diferentes. Na França, é conhecida pelo nome de Berceuse; “kalebka”, na Polônia, “lulle”, na Dinamarca, ou “wiegezang” na Alemanha. Embora não se saiba ao certo quando ou onde este termo foi usado pela primeira vez, muitos estudos mostram que a prática de escrever músicas com o objetivo de ninar uma criança remonta desde o século I, em citações de textos do poeta romano Pérsio. 

No Brasil, um dos primeiros compositores a utilizar, em suas obras, a expressão acalanto (ou seus equivalentes em outros idiomas), foi o nacionalista Luciano Gallet, que viveu entre 1893 e 1931. Outros compositores brasileiros que também escreveram peças com esse título foram Villa-Lobos, Waldemar Henrique, Victor Assis Brasil, Henrique Oswald.

As principais características de uma Berceuse, Lullaby ou acalanto, são o andamento lento, harmonia simples, linha melódica bem suave, o compasso binário composto e uma estrutura formal livre. Dentro da música clássica, a forma surgiu no século XIX, e foi desenvolvida principalmente por Frederic Chopin. Outros compositores que escreveram Berceuses mundialmente conhecidas foram Liszt, Balakirev, Ravel, Busoni, Stravisnki e Brahms, autor do mais famoso lullaby de todos os tempos.

Conheça mais no Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM.

Criado em 11/10/2019 - 16:25

Mais do programa